Home Blog Manutenção Preventiva: como garantir a melhor performance na sua produção?

Manutenção Preventiva: como garantir a melhor performance na sua produção?

O ecossistema industrial está em constante evolução, em especial nas últimas duas décadas, à medida que tem incorporado dispositivos inteligentes dentro do processo de fabricação. A transformação digital vem inserindo tecnologias e aumentando a automatização de processos, exigindo um novo modelo de manutenção, mais eficiente e menos custoso para garantir melhor desempenho da fábrica.
 

A estratégia de manutenção preventiva permite que as fábricas evitem paradas futuras inesperadas e caras. Isso significa que a avaliação de desempenho correta, feita com base em indicadores, é um fator essencial para garantir o bom funcionamento do sistema.


Manutenção preventiva = melhor performance

Para garantir alto desempenho, você deve se concentrar na implementação de um programa de manutenção preventiva de alta qualidade, de modo que sua produção não sofra paradas radicais, que poderiam ter sido programadas ou evitadas.

 

No passado, a indústria funcionava sem a avaliação precisa dos dados fornecidos pelos equipamentos, mas hoje, sem a análise dessas informações, a fábrica teria sérios problemas com gastos excessivos.

 

KPIs da manutenção preventiva

Transicionar da manutenção reativa ou corretiva para manutenção preventiva requer a conscientização desde a alta administração até os que enviam ordens de serviço e realmente fazem a manutenção.

 

Para ter sucesso nessa mudança, é preciso adotar métodos de avaliação corretos, ou seja, implantar indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho), que são utilizados para nos mostrar se as alterações que a sua equipe está fazendo ou as ações que foram realizadas estão realmente ajudando a resolver um problema na fábrica.

 

Esses indicadores, coletados por sua equipe interna, medem os fatores críticos de sucesso que afetam um resultado desejado e precisam ser passados de maneira clara e correta à equipe de manutenção, para que todas as ações necessárias sejam tomadas.

 

Mas o que exatamente sua equipe interna deve medir ?

  • Backlog de manutenção;
  • Tempo médio de reparo;
  • Tempo médio entre falhas;
  • Eficiência geral do equipamento;
  • Conformidade de planejamento de manutenção.

 

A importância da manutenção preventiva na performance

 

Mais eficiência de produção

Realizar inspeções programadas para identificar ajustes ou substituição de peças, a fim de manter o equipamento em sua capacidade operacional máxima.

 

Maior rentabilidade e ciclo de vida

Implementando uma rotina de manutenção preventiva, a indústria pode melhorar e aumentar o ciclo de vida do equipamento. Ou seja, deve sempre estar em foco o ROI (sigla em inglês para Return on Investment ou, em português, Retorno Sobre o Investimento), logo, melhorando sua rentabilidade e mantendo sua performance.

            
É de extrema importância que os gestores trabalhem para alcançar uma melhor performance produtiva, utilizando da manutenção preventiva, da automação industrial e da análise de KPI’s, para fortalecer sua estratégia e garantir maior eficiência, favorecendo cada detalhe de um processo que não pode parar.

A sua fábrica conta com parceiros e fornecedores que oferecem manutenção preventiva de qualidade?


Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.