Home Blog Indústria 4.0: como a tecnologia está mudando o setor

Indústria 4.0: como a tecnologia está mudando o setor

A transformação digital chegou a todos os mercados. Entenda mais sobre Indústria 4.0 e como isso influencia o seu negócio.

O fenômeno conhecido como transformação digital se refere a adoção em massa de novas tecnologias que vêm mudando a forma das empresas realizarem suas atividades, da operação à gestão. 

Dentre elas, o setor secundário da economia vem se beneficiando com as inovações, o que levou à chegada da 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. As novas tecnologias trouxeram mais controle, inteligência e integração nas linhas de transporte de materiais e produção das fábricas, o que gera mais produtividade e melhor gestão de todo o processo produtivo, do recebimento de matéria prima à transformação em bens.

Naturalmente, como é típico em momentos de grandes mudanças, as indústrias que se adiantam ao processo e adotam as inovações tendem a obter melhores resultados e saltar à frente das concorrentes. Já as mais tradicionais, que não têm ainda uma cultura amadurecida de TI e TA não se sentem confortáveis no mundo digital, são mais resistentes às novidades e, frequentemente, se veem lutando para manter seu espaço no mercado ante a pressão de concorrentes modernizados. 

Diante disso, muitas empresas do setor têm apostado na parceria com fornecedores que já possuam soluções concretas e expertise na aplicação de tecnologias que tragam transformação digital para dentro das plantas, ao invés de internalizar o processo. Assim, trabalhar com parceiros especializados ajuda na aceleração do processo de modernização de manufaturas, o que se traduz em retornos mais rápidos do investimento, curvas de aprendizado acentuadas e melhorias em produtividade antecipadas.

 

Indústria 4.0, IoT e você

 

Um dos elementos mais proeminentes desta nova fase digital do segmento é a chamada Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês). Esta vertente de tecnologia engloba sensores, equipamentos e computadores conectados, formando uma rede de informação, automação e inteligência produtiva dentro das fábricas, que impacta positivamente a produtividade e a precisão da gestão. 

A partir da geração e análise de dados em tempo real de toda a linha, os gestores conseguem uma visão clara de elementos como status dos equipamentos, eficiência produtiva, qualidade, anomalias e outros fatores. Isso permite a avaliação de um fator chamado de OEE – Overall Equipment Effectiveness (eficiência geral dos equipamentos, em inglês).

A medição deste fator leva em conta o desempenho, a qualidade do produto e a disponibilidade dos equipamentos, e é um indicador muito relevante para se medir a efetividade de uma fábrica. Com o uso de IoT, a coleta e o processamento de dados ocorrem de forma dinâmica, trazendo informações precisas, atualizadas e relevantes sobre o OEE e outros pontos cruciais para a indústria.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.