Home Blog Garantia de plena produção industrial: manutenção preventiva e assistência técnica de qualidade

Garantia de plena produção industrial: manutenção preventiva e assistência técnica de qualidade

Nos últimos anos, a introdução de novas técnicas e de hardwares mais eficientes trouxe um aumento considerável na utilização do transporte pneumático de sólidos.

Isso porque a movimentação de sólidos exige sistemas eficientes e que façam o transporte rápido e prático no processo industrial .


E a eficiência dos equipamentos industriais como um sistema de transporte pneumático, por exemplo, está diretamente ligada a um fator extremamente importante de gestão industrial: a manutenção preventiva.


A manutenção preventiva é realizada regularmente em um equipamento para reduzir a probabilidade de falha. Ela garante que a indústria receba uma assistência técnica de qualidade e consistente para evitar interrupções inesperadas e dispendiosas. Produção parada por manutenção não programada custa caro.


Manutenção Preventiva x Manutenção Reativa

Boa parte das indústrias estão evitando depender de modelos de manutenção reativa. Mesmo assim, muitas delas ainda usam esse método até hoje. Nesse modelo, a assistência técnica faz a reparação do equipamento depois que ele está quebrado e o coloca de volta em operação.


Sem uma análise mais aprofundada, o método reativo pode parecer mais barato, pois não se investe em análise preditiva para fazer a previsão da manutenção. No entanto, planejar os ciclos é o formato mais econômico, já que evita grandes interrupções.


É bom lembrar que existem uma série de outros custos associados à essas interrupções não planejadas, como produção perdida, horas extras, contratação de assistência técnica em caráter de urgência, equipamentos ociosos, remessas rápidas e outros custos “ocultos” que podem incluir:


  • Problemas de segurança
  • Custos orçamentários imprevisíveis
  • Ciclos de vida menores para os equipamentos, por desgaste prematuro de peças
  • Maior chance de falha de inspeção
  • Maior tempo de indisponibilidade de equipamentos e colaboradores

Quando a manutenção preventiva é programada, esses custos podem ser evitados e todas as peças e recursos de manutenção podem ser programados e contabilizados para agilizar o processo.

 

 

Evite problemas e mantenha a disponibilidade

O departamento de peças de reposição do fornecedor de um sistema de transporte pneumático precisa contar com uma equipe treinada para atender cada um dos clientes. Essa assistência deve contemplar o esclarecimento de dúvidas, recebimento e processamento de qualquer natureza para garantir o melhor resultado das atividades que o equipamento vai realizar.


Também é preciso estar atento às peças de reposição para selecionar as ideais para o seu sistema de transporte pneumático. Além da maior compatibilidade, você precisa estar atento se elas são originais e se possuem as últimas atualizações e melhorias para o seu sistema.


Confira alguns dos benefícios de usar peças originais:

  • Melhor desempenho do sistema
  • Redução no consumo de energia
  • Maior confiabilidade
  • Excelente relação custo-benefício
  • Evita desgaste prematuro do sistema
  • Alta performance do sistema pneumático
  • Maximização do uso do seu equipamento

Como a manutenção preventiva funciona?

A manutenção preventiva é um programa simples de ser estabelecido em uma indústria, mas precisa do suporte e do conhecimento de uma equipe especializada. Essa manutenção é definida em um cronograma com base em datas específicas ou no uso dos equipamentos em questão, além de recomendações do próprio fabricante.


Durante uma data e hora especificadas, o equipamento é desligado e a equipe de assistência técnica faz a verificação dos equipamentos e troca de peças, somente quanto é necessária.  Geralmente, a equipe já planeja uma parada em conjunto com profissionais trabalhando simultaneamente em vários equipamentos, a fim de diminuir o tempo de parada e garantir uma eficiência maior para a operação.


Quanto sua indústria pode se beneficiar da manutenção preventiva?

Com um programa eficaz de manutenção preventiva, as fábricas experimentam melhorias em seus processos e custos gerais de negócios, incluindo aumento de produtividade, redução de desperdício, melhor execução do trabalho e redução de interrupções inesperadas.


Isso serve para qualquer equipamento, na verdade, não só o sistema de transporte pneumático de sólidos. A indústria toda pode ser planejada para que passe por manutenções preventivas com a assistência técnica. O interessante é que ela não gera alterações na planta da indústria, apenas fornece diagnósticos que garantem uma melhor gestão do setor de manutenção.


A manutenção industrial é algo essencial para o bom desenvolvimento das operações e para garantir eficiência na produtividade. Com a manutenção preventiva, é possível antecipar as necessidades de assistência técnica em peças e equipamentos e isso reduz os custos da operação como um todo, o que gera diversas vantagens nos resultados financeiros anuais.


Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.