Home Blog Redução de açúcar em alimentos industrializados: atenção à dosagem

Redução de açúcar em alimentos industrializados: atenção à dosagem

O Ministério da Saúde anunciou recentemente um acordo para a redução de 144 mil toneladas de açúcar em alimentos industrializados. Até 2022 a meta deve ser alcançada por 68 empresas envolvidas no acordo, totalizando 1147 produtos.

Os critérios analisados envolvem desde o consumo e distribuição dos teores de açúcar dos alimentos até a necessidade de redução dos níveis máximos. Contudo, essa iniciativa visa, principalmente, a conscientização por parte das empresas e da população, para diminuição dos problemas de saúde, como diabete e hipertensão.

 

Principais reduções por tipo de alimento:

Refrigerantes: 11 gramas por 100 mililitros até o fim de 2020 e 10,6 gramas por 100 mililitros até o fim de 2022 (No período todo, 33,8%)

Achocolatados: 90,3 gramas a cada 100 gramas até o fim de 2020 e 85 gramas por 100 gramas até o fim de 2022 (No período todo, 10,5%)

Biscoitos recheados: 36,4 gramas a cada 100 gramas até o fim de 2020; (No período todo, 62,4%)

Iogurtes e outros leites fermentados: 14,5 gramas a cada 100 gramas até o fim de 2020 e 12,8 gramas a cada 100 gramas até o fim de 2022 (No período todo, 53,9%)

Misturas para bolos: No período todo, 32,4%

 

A redução do açúcar será feita em fases, mas após a conclusão, novos acordos deverão ser negociados para ampliar a margem do ingrediente nos produtos finais. Em conjunto, haverá a reformulação das regras para os rótulos dos alimentos industrializados para que os consumidores possam fazer escolhas mais saudáveis.

 

Dosagem do açúcar para atender o acordo

 

Na cadeia produtiva, as indústrias alimentícias estão buscando soluções mais assertivas, já que não será possível substituir o açúcar por adoçantes ou gorduras.

Além das normas e exigências para a entrega de um produto de qualidade ao consumidor, para atender o acordo, as empresas devem atentar-se à dosagem e pesagem, que devem ser ainda mais precisas e controladas.

A Dynamic Air possui a mais alta tecnologia disponível para o manuseio de sólidos desde o sistema de transporte pneumático à dosagem, pesagem, misturadores, homogeneização e outras soluções que atendam às exigências do setor alimentício.

A longa experiência em soluções para a indústria alimentícia trouxe projetos completos e inovadores para diversas empresas do setor. Conheça nossos cases de sucesso e fale com um de nossos especialistas para obter mais informações sobre este assunto relevante para ambos: as empresas e a população.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air