Home Blog Confiabilidade no processo produtivo da indústria alimentícia

Confiabilidade no processo produtivo da indústria alimentícia

Diante de todas as crises econômicas enfrentadas no Brasil e no mundo, o mercado alimentício é o segmento que menos sofre redução na produtividade e na venda ao consumidor final. Por se tratar de algo primordial para a sobrevivência do ser humano, o alimento é o último item a ser avaliado para gerar economia financeira dentro de uma família.

Com a globalização, tivemos um aumento de carga de atividades diárias, o que gerou redução no tempo para a escolha e preparação dos alimentos corretos a serem consumidos de acordo com a necessidade de cada pessoa.


Nos últimos anos, a busca constante pelo aumento da qualidade de vida, principalmente referente aos alimentos, tem movimentado os órgãos competentes e a indústria para garantir a entrega ao consumidor final de um produto com muita qualidade e que não ocasione danos a sua saúde.


As normas e as exigências estão aumentando a cada dia para a implantação de um processo produtivo que garanta que o produto que será consumido pelo cliente tenha excelência em qualidade.

O papel da indústria

E para que se cumpra o papel da indústria neste novo momento da sociedade, em que os processos jurídicos, multas e a disseminação das informações através de redes sociais podem ocasionar prejuízos gigantescos, tanto na produtividade quanto no marketing da empresa, é necessário adaptar e criar processos produtivos que anulem a contaminação dos materiais em cadeia, desde o recebimento da matéria-prima. Assim, é possível garantir a separação de materiais estranhos e da granulometria ideal para a correta qualidade do produto, do armazenamento, para se ter controle dos lotes e facilidade na inspeção, até a embalagem e o empacotamento do produto final.


Durante o processo de produção, é possível encontrar diversas variáveis para que o seu produto seja contaminado:

  • o contato direto do operador com sua matéria-prima;

  • a existência de um componente estranho no material do seu fornecedor;

  • um processo produtivo aberto que permita o contato com o ambiente ou mesmo as reações adversas de algum equipamento dentro do seu próprio processo;

Podemos citar muitos fatores que atualmente criam o risco de a indústria perder parte do lote produzido ou toneladas do produto final já embalado, o que reduz a lucratividade total do processo.

A Dynamic Air realiza toda a movimentação de material sólido a granel alimentício desde o recebimento da matéria-prima, transporte pneumático, armazenamento, pesagem, dosagem, mistura, até as ensacadeiras/empacotamento através de equipamentos totalmente herméticos, sem qualquer contato com o ambiente externo. Assim, disponibiliza um processo extremamente higiênico nos padrões sanitários e automatizado, cumprindo as exigências legais e do mercado deste segmento, de acordo com a particularidade e necessidade de cada cliente.


Conhecida mundialmente por seus sistemas de transporte pneumático, a Dynamic Air projeta, desenvolve e fabrica cada sistema sob medida e conta com mais de 15.000 sistemas vendidos e instalados ao redor do mundo. Esses sistemas utilizam a mais alta tecnologia disponível, para controlar as características do transporte, garantindo a eficiência e a confiabilidade com capacidades inferiores a 45kg/h e superiores a 400t/h, com distâncias de transporte que excedem 1.500m.


Os sistemas de transporte pneumático são abrangentes e ainda oferecem engenharia e projetos completos, contando com uma planta-piloto, situada em Nazaré Paulista-SP, para testes em escala industrial e análise do material, com a finalidade de validar todo o processo do cliente.

 

Mariana Oliveira

Mariana Oliveira

Especialista em Aplicações

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.