Home Blog Segurança como fator decisivo para a eficiência

Segurança como fator decisivo para a eficiência

Ao pensar em investimento em novos equipamentos, é necessário pensar em benefícios para projetar seu retorno. Fatores como produtividade e resistência são frequentemente considerados – como devem ser, de fato. Contudo, o fator segurança é igualmente relevante, e nem sempre recebe a devida atenção.

O primeiro ponto que vale a pena ser destacado quando se fala neste aspecto está ligado à questão da segurança física no sistema de manuseio de sólidos com potencial explosivo, como açúcar, alguns grãos e diversos insumos da indústria química. O uso de sistemas mecânicos de transporte pode não ser adequado a este tipo de material, com o acúmulo de resíduos em motores e engrenagens levando, potencialmente, a acidentes de proporções graves. 

A ocorrência de acidentes, embora não necessariamente comuns, são fatais para as fábricas, que sofrem perdas colossais em termos de estrutura, tem seu negócio interrompido e ainda precisam lidar com as pesadas questões legais e indenizatórias. Assim, o investimento em sistemas pneumáticos, em contraponto aos mecânicos, se traduz em uma garantia de continuidade do negócio, na medida em que blinda a fábrica contra este problema específico.

Outro aspecto importante está na questão da segurança ambiental dentro e fora da planta. Sistemas pneumáticos são herméticos e, por isso, evitam a emissão de partículas involuntariamente na linha de produção, o que aumenta a segurança do local de trabalho, para os colaboradores. Similarmente, a emissão no ambiente é controlada por meio de filtros, o que ajuda a manter o respeito às normas ambientais de cada indústria.

Este fator é decisivo para evitar multas e sanções, mantendo a produtividade responsável da empresa e reduzindo custos elevados com penalizações, além de fortalecer o nome da indústria como uma organização ambientalmente responsável.

Vale a pena levantar ainda outro aspecto relativo à segurança: a da pureza dos insumos. Fator decisivo nos segmentos fármaco e alimentício, a prevenção de contaminação cruzada na linha produtiva é decisivo para a criação de produtos que atendam a altos padrões de qualidade e eficácia técnica. A hermeticidade promovida por sistemas de transporte pneumático é fundamental para o atingimento deste tipo de meta, e é algo difícil de ser reproduzido por sistemas convencionais. 

Assim, ao avaliar os investimentos em sistemas de manuseio de sólidos, além dos aspectos inerentes à efetividade operacional, é altamente recomendável pesar os aspectos de segurança, considerando todo o impacto que eles podem ter sobre o negócio.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air