Home Blog Sistema hermético garante transporte seguro de materiais explosivos

Sistema hermético garante transporte seguro de materiais explosivos

Pode parecer complexo transportar pneumaticamente matérias-primas que, combinadas, tornam-se explosivas e manuseá-las de maneira segura e eficiente. Mas o segredo para lidar com essas questões é contar com sistemas herméticos, dispositivos de segurança e com confiabilidade de uma operação empregada pela Dynamic Air.

Graças a essa solução, uma empresa do segmento de metalurgia e mineração de Araxá (MG), consegue transportar alumínio em pó, perclorato de potássio, óxido e níquel e óxido de nióbio – cuja aplicação mais importante é como elemento de liga para aumentar a resistência do aço sem comprometer suas características de maleabilidade – garantindo segurança tanto aos operadores quanto na própria instalação.

 

Como alguns desses produtos têm incompatibilidade entre si, a maneira como são manipulados e até misturados é fundamental para alcançar o êxito do processo. Segundo o Consultor Comercial da Dynamic Air, especialista André Godoy, para garantir que não haja riscos, a tecnologia da Dynamic Air manipula o nitrogênio em pontos estratégicos do processo, o que reduz a concentração de oxigênio no sistema e elimina as chances de reações entre os materiais com potencial de explosão.

 

Até 2011, antes de adquirir o sistema, a metalúrgica mineira manuseava manualmente os produtos, que eram dispostos no chão e misturados com pás e enxadas. “Na ocasião, fornecemos estrutura para recebimento e transferência de material, além de dosadores e moega de pesagem”, relembra Godoy, destacando que, a partir da utilização do sistema, a empresa passou a transportar materiais de forma mais segura e obteve mistura do produto com qualidade durante o processo.

 

Ainda de acordo com o Consultor Comercial da Dynamic Air, o cliente também buscava uma tecnologia que possibilitasse o manuseio mais confiável de um material com ampla distribuição do tamanho de partículas e totalmente disformes, densidade aparente elevada e grau de abrasão extremamente alto, um procedimento até então realizado por meio do acondicionamento em caixas metálicas.

 

O transporte era feito por empilhadeiras, o que ocasionava uma alta movimentação em uma área de trânsito de caminhões e pessoas, potencializando o risco de acidentes. “Era um contexto facilitador de situações de riscos”, observa.

 

“A solução apresentada pela Dynamic Air foi um sistema de transferência do material desde o ponto de origem até o destino final, trazendo segurança à produção, sem falhas e paradas, garantindo baixo desgaste na linha e dos seus componentes.”

 

Leia mais:

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air