Home Blog A segurança de manusear e transportar pneumaticamente materiais explosivos

A segurança de manusear e transportar pneumaticamente materiais explosivos

Nas indústrias dos mais diversos segmentos, o manuseio e transferência de matéria-prima para fabricação de um produto deve ser realizado de maneira segura e eficiente, principalmente quando essa matéria-prima é um sólido granular ou um pó com propriedades explosivas.


Anos atrás, um elevado número de colaboradores das indústrias faziam o manuseio de produto sólido granular ou pó sem o conhecimento de que se tratava de uma propriedade química importantíssima e ao mesmo tempo perigosa.


Alguns produtos têm um alto nível potencial de explosão, que pode colocar em risco a integridade de colaboradores e da empresa. Para evitar este tipo de incidente, uma série de medidas e controles precisam ser adotados no processo fabril. 


Interessante percebermos que produtos explosivos são facilmente encontrados no processo de fabricação dos mais diversos segmentos da indústria. Um exemplo simples e comum é o açúcar. Esse material altamente explosivo está presente nas usinas produtoras do açúcar, em si, e também nas indústrias de alimentos.


 

Fatores que podem causar explosão na indústria

Para que alguns materiais como o açúcar causem explosão é necessária a combinação de três fatores: combustível, oxigênio e uma fonte de ignição. Essa combinação de fatores é conhecida como o Triângulo do Fogo.


  • O combustível seria o próprio material, em uma determinada relação entre gramas e metros cúbicos de ar.

  • O oxigênio está presente na atmosfera.

  • A fonte de ignição é proveniente desde uma simples faísca ou mesmo da própria energia estática gerada pela movimentação desse material.


Um incêndio ocorre quando esses elementos são combinados numa determinada proporção. Ou seja, no Triângulo do Fogo o pó, partícula do material em suspensão no ar na relação ideal com o oxigênio, pode causar uma explosão a partir de uma fonte de ignição.


Um sistema que utiliza ar comprimido permite, se necessário, o uso de compressores movidos a nitrogênio, inertiza o sistema como um todo ou aplicações pontuais por meio da redução da concentração de oxigênio. Assim, evita também o risco de explosão.


Além disso, existem algumas técnicas de fabricação, como o uso de componentes que evitam a geração de faíscas. Os controles de velocidade em equipamentos rotativos ou mesmo equipamentos que sejam capazes de suportar uma explosão em seu interior mantendo sua integridade, são algumas dessas tecnologias contra incêndios.


A Dynamic conta com sistemas e equipamentos aterrados
que utilizam um filtro cartucho especial fabricado com tecido anti-estático e um sistema totalmente hermético. Conta também com um sistema de exaustão eficiente que contribui para manter um ambiente limpo na linha de produção da empresa.


Essa qualidade do sistema ainda permite extinguir uma área classificada, no local em que for instalado, gerando uma economia para a empresa no quesito componentes elétricos assim como em impostos e seguro.


Também desenvolvemos ao longo dos anos
um know-how quanto ao uso de componentes e dispositivos de controle e eliminação dos riscos de explosão, empregando-os adequadamente e de maneira a viabilizar economicamente um projeto, uma vez que os mesmos possuem valores extremamente elevados.


Para cada material e determinado processo, a Dynamic Air desenvolve e customiza um sistema para atender às suas necessidades e também exigências de segurança de maneira economicamente viável. Atualmente possuímos diversos sistemas instalados e em operação para materiais que apresentam risco de explosão.

 

Marco Aurélio Sampaio

Marco Aurélio Sampaio

Gerente Especialista em Aplicações

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.