Home Blog Três problemas comuns que o transporte pneumático ajuda a resolver

Três problemas comuns que o transporte pneumático ajuda a resolver

Já abordamos em nossos conteúdos algumas das razões pelas quais o sistema de transporte pneumático é mais vantajoso do que sistemas mecânicos, promovendo uma gama de benefícios para diversos setores, como alimentício, químico, construção civil, entre outros. Isso porque, sistemas mecânicos de materiais sólidos secos não costumam ser flexíveis, exigem mais componentes estruturais como esteiras, rolamentos e parafusos, os quais elevam as probabilidades de quebras e paradas de produção.

 

Sendo assim, as indústrias enfrentam alguns problemas muito comuns ao optar por sistemas de transporte não pneumáticos. A seguir, entenda como o transporte pneumático pode mitigar três desses problemas e ajudar as indústrias a elevar sua produtividade com mais segurança, qualidade e ainda reduzir custos.

 

1 - Custos excessivos com manutenção

Conforme mencionado anteriormente, sistemas de transporte mecânicos exigem uma quantidade elevada de componentes, os quais estão sujeitos à deterioração, oxidação e falhas. Portanto, nesse cenário, a necessidade de realizar manutenções é elevada, exigindo mais paradas de produção para realizar esse processo e, consequentemente, requerendo aumento de custos.

 

Desta maneira, infelizmente muitos gestores acabam postergando a sua manutenção periódica para reduzir os investimentos e evitar a parada da produção.

 

Entretanto, essa etapa é fundamental para manter e garantir a excelência de uma operação. Realizada dentro do período correto, além de reduzir custos com energia, ela prolonga a vida útil dos componentes.

 

O sistema de transporte pneumático Dynamic Air conta com alta tecnologia e oferece controles automatizados em tempo real sobre o funcionamento dos equipamentos, proporcionando mais assertividade no planejamento da manutenção. Além disso, é um sistema hermético, flexível e de fácil acesso para verificações rotineiras de limpeza e operacionais.

 

2 - Vazamentos

Vazamentos são extremamente raros quando o assunto é sistema de transporte pneumático em decorrência de sua hermeticidade e alta qualidade dos materiais. Já os sistemas mecânicos apresentam maior incidência de vazamentos. Por tal motivo, esse tipo de verificação deve ser realizada com frequência e inserida na rotina das indústrias e dessa maneira pode evitar a queda da performance dos equipamentos caso alguma irregularidade seja descoberta.

 

Vale lembrar, quaisquer sinais de vazamento de ar devem ser tratados imediatamente, pois o menor deles pode afetar e muito a eficiência do sistema e até mesmo gerar algum risco de contaminação dos materiais.

 

3 - Regulagem de pressão

Alguns sistemas mais antigos podem fornecer muito mais pressão do que realmente é necessário para realizar o transporte de materiais, o que além de aumentar o gasto de energia, gera uma queda de desempenho desnecessária.

 

Recomendamos sempre que possível a utilização de reguladores ou sensores de pressão, que garantem a demanda de ar necessária para a cada operação. Outra dica é a utilização de válvulas de alívio de pressão, que são medidas de segurança muito utilizadas em silos de estocagem, moegas ou container com pressão de ar excessiva ou indesejada que pode ser gerada pelo sistema de transporte pneumático.

 

Agora quer conhecer soluções de transporte pneumático que realmente tragam vantagens para a sua fábrica? Venha saber mais sobre a Dynamic Air, expert no mercado de transporte pneumático de sólidos secos e líder na América Latina do segmento, entre em contato agora com um de nossos especialistas.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas