Home Blog Transporte Pneumático evita perdas e é mais seguro que sistemas mecânicos tradicionais

Transporte Pneumático evita perdas e é mais seguro que sistemas mecânicos tradicionais

 

O que fábricas de produtos químicos, alimentícios e da construção civil têm em comum? Seus insumos sólidos secos a granel precisam ser transportados e a forma mais eficaz de conduzi-los na linha de produção é através do transporte pneumático. Dos alimentos para bebês ao dióxido de titânio, a Dynamic Air oferece sistemas inteligentes sob medida para a indústria.

Fundada em 1969, nos EUA, a Dynamic Air superou a marca dos 15 mil sistemas de transporte pneumático instalados em todo o mundo. No Brasil, a empresa atua há duas décadas. Bem, mas por quê esse método é o melhor para o meu negócio?

 

Mais segurança, maior produtividade

O transporte de pós e granulados em fases densas ou diluídas, da chegada a fábrica à embalagem, pode ser feito por sistemas mecânicos ou pneumáticos. Os primeiros são lentos e tendem a oferecer mais riscos à saúde e à segurança, por não isolarem os materiais transportados.

Os pneumáticos funcionam a vácuo ou pressão e são totalmente herméticos. Esta combinação de fatores mantêm a integridade dos produtos, sejam eles delicados ou hiper abrasivos, e impede a contaminação cruzada ou por agentes externos. Uma vantagem extra para o manuseio de gêneros alimentícios e farmacêuticos que impacta diretamente o consumo final.

A segurança na linha de produção também é redobrada, porque não há partículas em suspensão, o que reduz drasticamente o risco de explosões e incêndios e melhora a qualidade do ar no ambiente da fábrica. Inteligentes, os sistemas da Dynamic Air verificam e reagem instantaneamente para balancear a pressão para que o transporte dos produtos seja mais eficiente.

Dessa forma, a necessidade de reparos é baixa e as paradas para manutenções preventivas podem ser adequadas a fim de não interromper a produção em momentos de alta demanda. Em casos como o de uma usina de açúcar, o ganho em produtividade foi garantido com a substituição do antigo sistema mecânico pelo pneumático da Dynamic Air.

 

Responsabilidade ambiental

A Dynamic Air oferece 16 conceitos adaptáveis ao tamanho e necessidades de cada empresa. Quatro deles funcionam a vácuo e 12 por pressão. Automatizados, têm capacidade de transporte que parte de 45 quilos e chega a 400 toneladas por hora e podem percorrer mais de 1,5 Km de dutos.

“Longas distâncias com múltiplas mudanças de direção e elevação são facilmente realizadas por um sistema de transporte pneumático com menor consumo energético”, salienta Marco Aurélio Sampaio, Gerente de Aplicações.

Aliada à economia de energia está a diminuição na disseminação de poluentes sólidos. Se comparada à operação mecânica, a pneumática induz apenas um terço do volume de emissões na atmosfera e requer sistemas de filtragem menos complexos.

 

Sob medida

Equipamentos de distribuição, pesagem, moagem, mistura e armazenagem fazem parte dos projetos e gravam comandos e receitas pré-programadas para garantir o padrão de qualidade da produção, excluindo variações indesejadas nas dosagens. Para que tudo funcione em perfeita ordem, a Dynamic Air treina e orienta os profissionais e presta assistência técnica ágil com peças de reposição produzidas no país.

Se ainda resta alguma dúvida sobre as vantagens dos sistemas de transporte pneumático, a Dynamic Air testa a aplicabilidade a sua fábrica. Uma planta-piloto com 800 m2 e 30 equipamentos está disponível para receber seu produto em escala real, há menos de 100 km da cidade de São Paulo.

Para saber mais sobre a Dynamic Air, acesse o site ou entre em contato com nossos especialistas por e-mail ou +55 11 4597-8000.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air