Home Blog Acidente em planta de açúcar na Índia reforça importância da segurança em produção

Acidente em planta de açúcar na Índia reforça importância da segurança em produção

Incidente resultou em fatalidades e remete a outro, ocorrido 4 anos atrás, reforçando a importância de um olhar crítico em segurança nesta indústria.

Na madrugada do dia 03 de agosto, na região de Nagpur, na Índia, uma explosão em uma planta de açúcar resultou no falecimento de 5 trabalhadores. Segundo autoridades locais, um vazamento de biogás originado de um biodigestor que apresentava vazamentos, por falhas nos procedimentos de segurança, atingiu uma área onde era feito um trabalho de soldagem, ocasionando a explosão.

Este incidente remete a outro, ocorrido no dia 03 de dezembro de 2016 em Pilibhit, no mesmo país, onde um problema no sistema de abastecimento de bags levou ao acúmulo de resíduo de açúcar e, infelizmente, a uma grande explosão. Assim como no incidente de Nagpur, este fato causou mortes e enormes danos estruturais à empresa.

 

Estes dois fatos são tristes lembretes da importância dos cuidados com segurança, sobretudo quando se trata da indústria do açúcar. Além da importância do cuidado com estruturas secundárias geradoras de gás e resíduos, como no caso da usina de Nagpur, o próprio açúcar requer atenção, pois é um material com potencial explosivo. O lamentável incidente de Pilibhit poderia ter sido evitado com tecnologias de transporte pneumático dentro da linha, o qual evitaria a dispersão de partículas e o acúmulo indevido, que acabaram por ocasionar a explosão. 

Sendo assim, o investimento neste tipo de solução, mais uma vez, se confirma como uma medida inteligente, que impacta não só a produtividade e a eficiência da fábrica, mas a segurança dos trabalhadores e de toda a estrutura. A substituição de sistemas mecânicos, inadequados para o serviço, por pneumáticos, é decisiva para prevenir a formação dos requisitos para acidentes e, portanto, é altamente recomendada para este importante setor industrial.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.