Home Blog Como escolher o seu fornecedor de sistema de transporte pneumático

Como escolher o seu fornecedor de sistema de transporte pneumático

Credibilidade, portfólio, cases de sucesso: veja o que seu fornecedor de soluções em transporte pneumático de sólidos deve ter.

Investimentos sempre devem ser feitos com base em análise cuidadosa de necessidades e do retorno desejado e, na atual conjuntura, isso é particularmente verdadeiro. Indústrias que buscam otimizar sua produtividade para se manter à frente dos concorrentes devem conseguir tirar o máximo de cada etapa de seu processo de produção, desde o armazenamento até o processamento. E isso inclui a importante etapa do transporte de sólidos, que permeia quase todas as outras.

Já mencionamos em outros artigos as grandes vantagens dos sistemas de transporte pneumático para vários setores, e até criamos um conteúdo que mostrava os diferenciais de sistemas de fase densa sobre os de fase diluída. Para ajudar você a escolher seu fornecedor, nossos especialistas levantaram alguns pontos que devem ser analisados na hora de decidir seus investimentos em transporte pneumático para sua planta, de modo a obter sempre os melhores retornos.

Entendendo as necessidades

O transporte pneumático é uma excelente solução para o deslocamento de sólidos ao longo da produção, mas, para obter o máximo desempenho destes sistemas, é importante avaliar pontos como o material a ser transportado e suas características, a distância percorrida, entre outros. Isso será fundamental para dimensionar o tipo de solução adequada para suas necessidades, como tipo e diâmetro de tubos, capacidade dos compressores e até mesmo o desenho da solução.

Dentre as necessidades do negócio, podem ser citadas:

  • Normas específicas de higiene e de produção do setor de atuação da indústria;
  • Padrões de qualidade desejados pela empresa para o produto final;
  • Metas de emissão de poluentes e de sustentabilidade em produção;
  • Riscos associados ao produto, os quais demandam soluções avançadas para serem administrados adequadamente.

Esta análise preliminar será decisiva para embasar as  escolhas a serem feitas e, por consequência, seus investimentos, garantindo o melhor retorno possível nesta importante etapa.

O que buscar em seu fornecedor

Uma vez entendidas as necessidades da fábrica, é hora de olhar para o fornecedor e buscar as características certas para seu negócio. Não é só porque um fornecedor atua com transportes pneumáticos que ele oferece a solução completa para suas necessidades: é necessário avaliar pontos importantes da empresa antes de fazer sua opção. Alguns dos aspectos mais relevantes que você deve avaliar antes de tomar sua decisão incluem:

  • Características do sistema

As soluções em transporte pneumático vão muito além de dutos e ar: elas envolvem automação, válvulas de controle, descarregadores, desgrumadores e muito mais. Por isso, analise não só os aspectos gerais das soluções, mas cada componente do projeto, avaliando suas características e sua qualidade.

  • Atendimento às necessidades específicas 

Dentre as análises a serem feitas, é crítico olhar para a capacidade deste fornecedor atender a todas as necessidades específicas levantadas anteriormente. Hermeticidade no transporte desde o início e que não facilitem a contaminação cruzada, operação em fase densa para menores emissões de poluentes, entre muitos outros, são pontos fundamentais que devem ser examinados antes do investimento.

  • Máxima produtividade

Retorno do investimento está diretamente associado à capacidade de produção, e isso pode ser influenciado por seu sistema de transporte. Sistemas em fase densa, por exemplo, além de emitirem menos poluentes, também podem ser mais eficientes na movimentação de materiais, o que aumenta a produtividade. 

Outro ponto impactante para a produtividade são as paradas para manutenção ou por quebra. Sistemas mais robustos produzem mais e por mais tempo, permitindo que sua indústria recupere rapidamente seus investimentos.

  • Estrutura de testes

Antes de investir na compra de seu próximo sistema, vale a pena testar para verificar a viabilidade do mesmo para o seu negócio. Neste momento, contar com um parceiro que tenha uma planta de testes é um diferencial, pois permite que as soluções sejam comprovadas em um cenário real, antes de serem efetivamente adquiridas e instaladas em seu ambiente. Isso, além de evitar compras ineficientes, também ajuda a testar novas possibilidades para seu negócio.

Analogamente, contar com um laboratório de ensaios ajuda sua indústria a ter uma segurança a mais no processamento de materiais, permitindo que ela possa produzir com mais tranquilidade.

  • Credenciais 

O histórico do parceiro conta muito neste momento, por isso é importante avaliar quais clientes já foram atendidos e contam com suas soluções, quais sistemas já foram instalados e quais projetos foram criados. A reputação no mercado é de enorme importância, também, pois mostra o comportamento do fornecedor após a venda.

Também é importante verificar aspectos como sua liquidez financeira e a qualidade de sua gestão, afinal, trata-se de um investimento considerável e, portanto, é relevante saber se seu fornecedor estará presente não só para executar o projeto, mas também para dar o devido suporte posteriormente.

  • Pós-vendas

Este assunto é fundamental. Além de ter peças de reposição produzidas no Brasil, é importante averiguar a agilidade e a organização da empresa para atendimentos no pós-vendas. Tamanho da equipe, especialização dos profissionais, tempo de resposta, estoque de peças, tudo isso e muito mais, deve ser analisado com cuidado antes do investimento, pois pode levar a perda de produtividade posterior, além de mais gastos.

Fale com os especialistas

A Dynamic Air é líder em transporte pneumático no mundo, trazendo, além de projetos customizados para o manuseio de sólidos, componentes patenteados de alta qualidade, que ajudam a montar sistemas com desempenho único no mercado. Nossa empresa conta com equipe especializada tanto na criação dos projetos quanto no oferecimento de assistência técnica rápida, trazendo até você todo o apoio para o desenvolvimento de sua fábrica. Contamos também com fabricação própria de diversas peças, garantindo qualidade total em todos os equipamentos oferecidos.

Fale com nossos especialistas agora mesmo e veja como a Dynamic Air pode trazer soluções que agregam valor à sua produção, maximizam seu retorno e fortalecem sua indústria.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.