Home Blog Além do Transporte Pneumático: Soluções Dynamic Air facilitam o Areiamento de Locomotiva

Além do Transporte Pneumático: Soluções Dynamic Air facilitam o Areiamento de Locomotiva

Como uma empresa do ramo de locomotivas contou com soluções Dynamic Air para otimizar o desempenho de suas máquinas.

 

Uma empresa de locomotivas tinha um desafio bastante específico: Otimizar o sistema de abastecimento dos tanques de areia de seus carros. Para que operem adequadamente em condições adversas, como chuva e aclives, locomotivas contam com sistemas de areiamento das rodas, que aumentam o atrito com os trilhos, reduzindo derrapagens e melhorando a performance. Normalmente, as máquinas contam com dois tanques de 750l cada, os quais são recarregados nas garagens da empresa, quando são levadas para manutenção.

A indústria contava com um sistema tradicional que, embora funcional e capaz de atender suas demandas operacionais, poderia ser amplamente melhorado em termos de flexibilidade e segurança de uso, manutenção e automação. Para isso, a experiência da Dynamic Air com transporte pneumático foi decisiva.

 

A solução

Os especialistas da Dynamic Air desenvolveram uma série de soluções especificamente para este cliente, desde o descarregamento de vagões com areia, até o armazenamento em silos e, em seguida, carregamento nos tanques das locomotivas. 

A solução começa com um sistema a vácuo de alta densidade, que leva a areia dos vagões de transporte até os silos de armazenamento dentro do centro de serviços. De lá, um sistema de fase densa, com conceito de linha cheia, leva o material a uma série de sistemas de transporte pressurizados, que distribuem a areia dos domos para os tanques.

Diferentemente da solução anterior, amplamente manual, esta requer apenas que o operador conecte a linha de abastecimento da areia à locomotiva, deixando que o sistema opere automaticamente todo o resto. Este diferencial reduziu este processo a apenas alguns segundos, liberando os operadores para outras atividades, e ainda reduziu riscos de segurança, visto que o processo anterior requeria subir e descer da locomotiva.

Outro benefício do sistema foi manter tudo no nível do solo, o que, além do já mencionado ganho em segurança, trouxe facilidades em termos de manutenção dos equipamentos, que era um dos objetivos do cliente com a mudança.

Os resultados

As soluções apresentadas tiveram um resultado notável, a ponto de se transformar um produto da Dynamic Air: Direct Sanding Concept. Para o cliente, todas as metas foram atingidas e até superadas, com verba controlada para o projeto, redução de despesas com manutenção e todos os parâmetros de desempenho respeitados.

Com isso, a empresa de locomotivas conseguiu se livrar das grandes torres de abastecimento e do pesado e equipamento necessário para sua operação, e ainda fez tudo isso sem a necessidade de fundações e fossos que exigiriam mais investimento em reformas e infraestrutura. Até mesmo em termos de futuro, a flexibilidade do novo sistema é favorável, na medida em que é mais fácil de ampliar, trazendo escalabilidade para a operação.

Este case mostra a flexibilidade e o alcance das soluções da Dynamic Air, deixando claro que suas soluções e sua experiência podem impactar de forma positiva operações dos mais variados segmentos industriais. Fale agora mesmo com nossos especialistas!

 

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.

Dynamic

Dynamic