Home Blog Case de sucesso: projeto de sistema modular em pó de zinco metálico

Case de sucesso: projeto de sistema modular em pó de zinco metálico

Veja como as soluções da Dynamic Air foram decisivas para grande indústria do ramo agroquímico elevar o nível de sua produção

Uma grande multinacional do ramo químico tinha um desafio muito específico à frente: introduzir quantidades precisas de zinco em pó metálico em um reator pressurizado, para criação de um componente usado na produção de agroquímicos e pesticidas. A especificidade da operação gerou dúvidas na equipe de engenharia da indústria, que acreditava que a alimentação do reator, nestas condições, talvez fosse impossível.

Além da complexidade da natureza do projeto, ainda havia restrições específicas da planta. Uma delas residia no fato de que o único gás que poderia entrar no reator era nitrogênio, e ainda em quantidades controladas e reduzidas, o que tornava ainda mais difícil a instalação de uma solução pneumática de transportes de sólidos para fábrica. 

Outro problema era a rígida lista de exigências de componentes, como cabeamento e dutos, que deveriam obedecer a uma série de critérios para serem aprovados pelo cliente. Todas estas características, levando em conta experiências anteriores, apontavam custos altos e um grande esforço de readequação física para instalação da solução.

O diferencial Dynamic Air em ação

 

Para oferecer uma solução totalmente adequada às necessidades desta fábrica, o time de engenharia da Dynamic Air utilizou sua planta piloto para simular exatamente as mesmas condições do cliente. Lá, eles puderam comprovar na prática que o plano era exequível, e seria totalmente viável utilizar um sistema de fase densa para esta situação. Assim, ficou constatado que a aplicação do conceito de linha cheia utilizado pela Dynamic Air era capaz de introduzir a quantidade permitida de nitrogênio no reator, de forma controlada e dentro dos parâmetros da fábrica.

Para facilitar a instalação, uma carregadeira e seus controles foram montados e cabeados previamente, de forma modular. A capacidade da carregadeira é de 6.000 libras (2.721 kg), a qual leva o pó de zinco de um contêiner de fluidização para os transportadores. A partir deste ponto é utilizado um Sistema Fase Pressão onde o material será transportado por uma linha rígida até chegar no destino, neste caso o Reator.

Resultados

O projeto foi implementado com total sucesso. Mesmo com o alto grau de exigência técnica, os parâmetros foram todos atingidos e o cliente ficou plenamente satisfeito; como este foi um projeto inovador, a contratante utilizou os resultados e processos como benchmark para futuras instalações similares.

Casos como este demonstram a capacidade da Dynamic Air de entender as necessidades do cliente e oferecer uma solução realmente completa e confiável, que traz resultados mesmo nos mais complexos cenários. Fale com a nossa equipe e descubra tudo que nossos especialistas podem fazer por seu negócio.

Dynamic

Dynamic

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.