Home Blog A importância de um sistema de transporte pneumático coeso, do planejamento à montagem

A importância de um sistema de transporte pneumático coeso, do planejamento à montagem

A qualidade de um sistema de transporte pneumático começa muito antes da sua operação.

As vantagens que sistemas de transporte pneumático podem proporcionar às diversas indústrias já foram discutidas em nossos canais em diversas publicações anteriores, assim como cases de sucesso de quem já utiliza estas soluções e outros componentes patenteados. Contudo, a leitura dos dados de sistemas pneumáticos já instalados e consolidados pode passar a impressão de que qualquer um desta natureza trará grandes resultados simplesmente por sua natureza – o que não é verdade. Os excelentes retornos destas soluções são consequência de uma série de fatores que, em conjunto, deixam claras as diferenças entre os diversos fornecedores e suas respectivas entregas. 

Para colher os melhores resultados de um sistema de transporte pneumático, você deve atentar para fatores que vão desde o planejamento à pós-vendas, dentre os quais, os seguintes se destacam:

Credibilidade


Antes de considerar seu investimento, avalie a credibilidade do fornecedor junto ao mercado. Pesquise a opinião de clientes e usuários, confira o histórico da empresa e os projetos já realizados. É importante averiguar a flexibilidade e capacidade da empresa de ajustar suas soluções às necessidades do cliente, já que se trata de investimento alto em uma área crítica, e vale a pena estudar seus casos de sucesso, para detalhar a ação da empresa em vários setores.

Estrutura organizacional e equipe

É importante analisar as equipes que participam de todo o processo, desde o planejamento à criação, implantação e desenvolvimento. Verifique se a empresa tem profissionais dedicados a suporte e treinamento, se tem histórico de bons serviços em cumprimento de prazos, assistência técnica e apoio ao cliente.

Similarmente, o nível da equipe deve ser conhecido. Quais engenharias atuam no desenvolvimento de produto e capacitação dos profissionais em cada etapa, são exemplos de como o fator humano pode impactar o resultado de seu sistema de transporte e manipulação de sólidos.

Infraestrutura e tecnologia

Estoque, linha de produção, tecnologias aplicadas: isso e mais deve ser avaliado com detalhe na hora do investimento, pois são elementos que impactam não só a qualidade do equipamento produzido, mas a capacidade da empresa entregar um bom serviço de pós-vendas. 

Unidades de apoio, como plantas de testes e laboratório de análises, por exemplo, também são grandes indícios de que o fornecedor é sério e está preparado para oferecer não só um bom produto, mas um serviço de alto nível, até mesmo garantindo a eficácia do sistema com o seu produto.

Soluções proprietárias e domínio do processo

Como dito, a qualidade vai além do produto principal, que é o sistema de transporte em si, e envolve a capacidade de fazer bons projetos, dar suporte ao cliente e, também, dominar todo o processo produtivo, incluindo a inserção de componentes próprios. Muito do sucesso do sistema se deve à confiabilidade e durabilidade de peças como válvulas, equipamentos para descarregamento de bags, conexões etc. Uma empresa que oferece este nível de segurança, certamente é uma boa candidata para ser sua fornecedora.

Analisando todos estes pontos, sua indústria terá condições de escolher melhor o fornecedor e, com isso, melhores chances de trazer os retornos esperados. Por fim, vale destacar que, como este é um investimento substancial, sempre é uma boa prática contar com um especialista que ajude a levantar as necessidades de sua indústria e a avaliar estes itens, de modo a dimensionar melhor os seus investimentos.

Dynamic

Dynamic

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.