Home Blog Como resolver o problema de entupimento da linha no seu processo produtivo

Como resolver o problema de entupimento da linha no seu processo produtivo

Entupimentos podem acontecer eventualmente e interromper as atividades da empresa até que sejam solucionados. Veja como minimizar este problema!

Um dos problemas citados com certa frequência em visitas técnicas é o entupimento da linha de transporte pneumático de sólidos. O acúmulo de material na tubulação prejudica a passagem de ar e, consequentemente, chega a um nível de obstrução elevado, que bloqueia o fluxo de materiais, efetivamente interrompendo a produção. Para que imprevistos como este sejam evitados, é importante conhecer melhor os motivos pelos quais isso acontece e quais medidas podem ser tomadas para prevenir este problema e solucioná-lo com a maior rapidez possível.

É importante salientar que este tipo de incidente, via de regra, está ligado a duas vertentes principais: questões tecnológicas e a chamada originalidade do sistema. A primeira está ligada às questões técnicas do sistema, seus componentes e suas características, que podem, eventualmente, favorecer este tipo de ocorrência. Já a segunda está ligada à adequação da solução ao material, o quanto ela está ajustada para o tipo de demanda que ela entrega.

Lidando com a questão do entupimento da linha

  • Fator tecnológico

Aprofundando a análise no fator tecnológico, é possível enxergar alguns pontos que devem ser levados em consideração, pois podem propiciar a formação de entupimentos, sendo que o primeiro está ligado à variedade de materiais que são manipulados. Suas diversas características físicas fazem com que seu comportamento dentro das tubulações varie muito, exigindo ajustes finos para que sejam transportados adequadamente. Analogamente, a limpeza do sistema também é importante, quando ocorre há troca de materiais, para ajudar a prevenir acúmulos.

Ainda sobre a questão técnica, é importante analisar a quantidade de ar utilizada pelo equipamento para realizar a movimentação da matéria, que deve ser adequada tanto ao volume quanto às características dela. Desarranjos neste quesito frequentemente levam à perda de eficiência e favorecimento do entupimento dos dutos. Para isso, existem ferramentas de análise que dão indicativos sobre esta questão, permitindo realizar os ajustes e calibrações necessárias e, se utilizadas antes da implantação do sistema, avaliar sua viabilidade.

  • Fator originalidade do sistema

Como citado anteriormente, antes da adoção de uma solução de transporte pneumático, é fundamental avaliar sua viabilidade levando em conta fatores como: tipo de material a ser transportado, se ele tem tendência a entupimento, espaço físico, natureza da indústria etc.

Comparativamente, em casos onde o sistema já está instalado, recomenda-se avaliar fatores como o grau de umidade do ar dentro das tubulações, quantidade de ar utilizado, adequação ao tipo de material, entre outros. Neste sentido, vale a pena também realizar uma análise para ver se o material tem condições para iniciar este processo; erros nesta etapa podem levar ao transporte inadequado de material, o que provocaria entupimento. Exemplos disso incluem material muito úmido, material mais denso etc.

Finalmente, ainda tratando da integridade do sistema, convém manter um programa criterioso de manutenção. A equipe deve seguir uma lista detalhada de itens a serem analisados, como válvulas, conexões e dutos, que precisam ser verificados regularmente em busca de falhas que possam levar a entupimentos e interrupções do fluxo de transporte. Peças que apresentem problemas devem ser substituídas por outras, preferencialmente originais, para manter a eficácia e as características planejadas da solução.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.