Home Blog Manuseio de alimentos: transporte pneumático totalmente hermético é seguro contra contaminações

Manuseio de alimentos: transporte pneumático totalmente hermético é seguro contra contaminações

A contaminação de alimentos é um tema bastante delicado, que causa preocupações na indústria. E esse temor se torna realidade quando saem estudos, como um recente produzido pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE). Nele, marcas populares de café e de farinha de trigo apresentaram dados alarmantes, como a presença de ácaros, pelos de insetos e de roedores nos produtos.

Uma das soluções para driblar essas situações é utilizar um sistema de transporte pneumático, que é totalmente hermético, na linha de produção da empresa. “Nosso sistema transporta café, farinha de trigo e açúcar, entre outros insumos da indústria alimentícia. Ele reduz as chances de contaminação, pois não permite o contato do produto com o ambiente”, afirma o engenheiro e Diretor da Dynamic Air, Horácio Páez.

 

Mas além do cuidado com a contaminação, esses produtos também demandam uma atenção especial quanto à quebra de partícula e, consequentemente, criação de particulado: cenário que aumenta os riscos de explosão. “O sistema aliado à regulagem ideal para o transporte desses materiais evita essa situação”, conta Páez.

 

Segundo ele, uma indústria do setor açucareiro decidiu trocar seu sistema de transporte mecânico pelo pneumático para ficar mais segura em relação à contaminação. “Além disso, o sistema antigo causava paradas nas produções, manutenção com altos custos, degradação do produto e perda excessiva de materiais”, explica Páez.

 

“Agora, ela pode contar com um transporte mais eficiente e seguro do silo principal a diferentes destinos na cadeia de produção, sem umidade, higiênico e tendo como característica fundamental a integridade do produto. A valorização do açúcar como produto alimentício começa na usina.”

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air