Home Blog Manuseio de sólidos a granel para indústrias alimentícias

Manuseio de sólidos a granel para indústrias alimentícias

Descubra como o transporte pneumático pode ser decisivo para evitar problemas comuns durante o processo produtivo da indústria alimentícia.

O manuseio de materiais para fabricação de um produto deve ser realizado de maneira segura e eficiente nas indústrias, principalmente na alimentícia. A contaminação, por exemplo, é um tema bastante delicado, que causa preocupações em consumidores e representa um grande desafio para a indústria do ramo.

Esta preocupação encontra fundamentação em  pesquisas como as realizadas pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE). Em um dos estudos encomendados pela entidade, foram encontrados pelos de roedores e fragmentos de insetos em pó de canela, enquanto outro apresentou os mesmos tipos de contaminantes em café e em farinha de trigo.

Infelizmente, problemas como estes já foram constatados por outros órgãos, o que deixa claro que as empresas precisam adotar uma postura muito mais vigilante e ativa na melhoria de seus processos produtivos, de modo a evitar esta situação.

O cuidado no armazenamento e manuseio dos insumos dentro da planta fabril, faz toda diferença para um processo limpo e livre de qualquer contaminação.

Além da contaminação,  a exposição de alguns materiais ao ar, em caso de produtos com alto grau de explosividade em ambientes não adequados, pode ocasionar acidentes ou até mesmo explosões.

Pensando nessas questões, uma boa solução é o uso de um sistema hermético que atue nos pontos críticos deste processo como o transporte pneumático.

Como o sistema de transporte pneumático ajuda a resolver problemas

Contando com equipamentos de ponta, dos compressores até as válvulas e tubulações, um sistema de alto nível de transporte pneumático consegue aliar eficiência operacional, segurança e confiabilidade no processo produtivo da Indústria alimentícia. 

Seja para o transporte de café, farinha de trigo, açúcar, entre outros insumos, um sistema como este reduz as chances de contaminação, pois não permite o contato do produto com o ambiente.

Além disso, os materiais também demandam uma atenção especial quanto à quebra de partícula e, consequentemente, criação de particulado: cenário que aumenta os riscos de explosão

Mesmo quando são tomadas as medidas necessárias, transportes realizados sem o isolamento do material sempre geram partículas e, consequentemente, riscos. Em contraste, o transporte pneumático evita completamente esta formação de resíduos, garantindo um ambiente seguro e com mínimos desperdícios. 

Temos um exemplo prático: uma indústria do setor açucareiro decidiu trocar seu sistema de transporte mecânico pelo pneumático para ficar mais segura em relação à contaminação e aos riscos de explosão por conta de suspensão de pó de açúcar. Com isso, os riscos deste tipo de evento foram praticamente extintos, já que o transporte pneumático é hermético e previne a dispersão do produto no ar, efetivamente contendo-o na tubulação.

Outros problemas enfrentados e que podem ser resolvidos com o novo processo são paradas nas produções, manutenção com altos custos, degradação do produto e perda excessiva de materiais.

Sua indústria também pode contar com o transporte e manuseio de materiais mais eficiente e seguro, com a cadeia de produção adequada e higiênica. Lembre-se: a valorização do seu produto começa na fabricação!

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.