Home Blog Os 14 erros mais comuns nos projetos em sistemas industriais para transporte de sólidos

Os 14 erros mais comuns nos projetos em sistemas industriais para transporte de sólidos

Os sistemas de transporte pneumático de sólidos são amplamente utilizados por diversos segmentos industriais, como o alimentício, químico, borracha, plástico, farmacêutico, minérios e metais entre outros, já que fornecem um método prático e muito eficiente na transferência desses materiais.


Entretanto, para usufruir dessas vantagens, você precisa planejar, projetar e implementar o sistema nos mínimos detalhes para que tudo funcione corretamente.


Para evitar falhas e prejuízos em sua indústria, listamos os 14 erros mais comuns nos projetos em sistemas de transporte pneumático de sólidos. Confira agora!



1- Características do material são diferentes

Isso pode acontecer em diversas indústrias como, por exemplo, a indústria química ou a de minérios. As características do material a ser transportado acabam sendo diferentes do projeto original planejado: pode ser um material mais pesado, de maior granulometria, mais úmido, entre outras.


Em situações como essas, o ideal é você replanejar todo o projeto do sistema para adequar a operação às novas necessidades, já que essas novas características do material podem exigir mais do equipamento e, como consequência, avarias ou até mesmo inutilização do sistema. Ou seja, sua produção corre o risco de ficar paralisada.


2- Pressão

O sistema não é capaz de manter a pressão de ar necessária, devido ao dimensionamento incorreto ou ao mau posicionamento do sistema de fornecimento de ar.


3- Problemas com o filtro

O coletor de pó - também conhecido como filtro - não está dimensionado de forma adequada para filtrar a vazão de ar.


4- Tubulações diferentes

A linha de transporte tem uma mistura de tubulações schedule 40 e schedule 10, causando obstruções com desníveis prejudiciais nas juntas, conferindo resistência adicional ao fluxo.


5- Resistência adicional

É quando, por exemplo, um trecho da linha foi substituído por uma mangueira flexível, conferindo resistência adicional ao fluxo, o que garante menos movimentação do material na linha de transporte, reduzindo a eficiência.


6- Aumento do tamanho da linha de transporte

A adição de curvas ao sistema original ou o aumento do comprimento da linha de transporte, costuma aumentar também a resistência na linha, o que gera uma queda de pressão no conjunto. É preciso ficar atento para que a pressão do ar comprimido continue nos níveis ideais para que o transporte pneumático aconteça corretamente.


7- Desalinhamento da linha

A linha de transporte está desalinhada nas juntas devido à má instalação e/ou a acoplamentos impróprios. Isso pode gerar problemas na pressão do ar comprimido, vazamentos ou até mesmo instabilidade no transporte.


8- Vazamentos

Os vazamentos podem acontecer nas juntas da linha de transporte, em pontos de desgaste e/ou conexões nos tubos. É preciso ficar atento e fazer a manutenção do ponto com desgaste quando necessário.


9- Entupimento de material na linha

Alguns materiais são tendenciosos ao entupimento de linha como por exemplo: materiais muito úmidos e gordurosos. Conhecer antecipadamente as características dos produtos é essencial para que o conceito do projeto seja desenvolvimento dentro da especificação correta.


10- Carga elétrica

Devido à falta de aterramento ou à utilização de componentes não condutores na linha de transporte.


11- Falta de estabilidade na linha de transporte

Neste caso, a linha de transporte sofre vibrações excessivas devido à utilização de suportes inadequados e/ou desregularem do sistema de injeção de ar comprimido na linha.  


12- Baixa qualidade do ar comprimido

Um dos erros mais comuns também é a própria baixa qualidade do ar comprimido, que pode conter umidade, impurezas, óleo, entre outros componentes que diminuem sua eficiência.


13- Problemas nas válvulas solenóides

Um dos problemas para válvulas solenóides não operarem corretamente pode ser a escassez ou impurezas no suprimento de ar comprimido.


14- Paradas inesperadas

O sistema para devido ao fluxo inadequado de ar, vazamento nas válvulas, ajustes impróprios do fluxo, entre outros.

 

É por isso que cada sistema de transporte pneumático de sólidos é projetado especificamente para transportar um material pré-determinado, com pressão e volume de ar ideais. Geralmente os projetos são complexos e exigem um minucioso planejamento para que, quando devidamente instalado, não ocorra a necessidade de grandes ajustes e prejuízos. Portanto, a orientação é para você contatar uma empresa parceira com profissionais altamente especializados e que tragam confiança, muita experiência e excelência em seus produtos e serviços.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air