Home Blog Como aumentar a eficiência produtiva na indústria de pet food

Como aumentar a eficiência produtiva na indústria de pet food

Saúde animal começa com a alimentação, e as indústrias do ramo têm muito a ganhar fazendo investimentos acertados em sua linha de produção.

 

Para garantir qualidade em seu produto, a indústria alimentícia voltada para animais precisa seguir processos rígidos de produção, de modo a evitar contaminações e atender as especificações nutricionais e sanitárias. Estes produtos, na grande maioria, são alimentos secos, compostos a partir de misturas de grãos, vegetais e proteína de origem animal, havendo diversas opções para seu manuseio dentro da linha de produção. Contudo, o sistema de transporte pneumático traz vantagens sobre soluções de natureza mecânica.

A primeira delas – e talvez a mais importante – está ligada ao fato de que sistemas de transporte pneumático são herméticos. Isso significa que os componentes transportados na tubulação  não têm contato com o ambiente nem com os operadores da linha, reduzindo substancialmente a chance de contaminação ambiental ou cruzada. Para uma indústria que lida com algo sensível como alimentação (sobretudo de animais de estimação), este é um diferencial importante, que ajuda a reforçar a qualidade do produto. Além disso, a hermeticidade contribui para um ambiente mais limpo, com quantidade muito menor de partículas suspensas no ar, ao mesmo tempo em que evita a perda de material ao longo da linha de transporte.

Outro aspecto interessante do transporte a ar, especificamente conceito fase densa, é a velocidade da movimentação do material. Ele pode ser configurado para operar em diversos níveis de velocidade e densidade  dentro da tubulação, atendendo a diversos graus de exigência em termos de preservação da integridade física dos componentes, velocidade, volume de produção e outros. Isso é um diferencial importante para fábricas que buscam resultados específicos para seus produtos, melhorando sua capacidade de atender a diversos nichos.

Também é importante considerar a capacidade de equacionar eficiência energética. Sistemas mecânicos requerem motores que consomem uma quantidade considerável de energia, sobretudo em plantas grandes, onde o material precisa ser deslocado a grandes distâncias dentro da fábrica. Comparativamente, soluções pneumáticas são mais econômicas, e geram economias ainda maiores em cenários onde seja necessário cobrir áreas maiores. Ainda neste ponto, vale ressaltar que estes sistemas conseguem se adaptar melhor a áreas já construídas, pois permitem mais curvas e desvios em suas instalações em comparação aos tradicionais, que são mais retilíneos.

Controle de qualidade fortalecido, velocidade e redução de custos com energia: tudo isso e muito mais pode ser obtido com a solução certa de transporte pneumático para a indústria de alimentos de pet. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como trazer isso para dentro do seu negócio.

 

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.

Dynamic

Dynamic