Home Blog Força e eficiência: sistemas pneumáticos para transporte de componentes do cimento

Força e eficiência: sistemas pneumáticos para transporte de componentes do cimento

O uso de soluções de transporte pneumático pode agregar agilidade e confiabilidade à indústria do cimento. Veja como!

Desde seu descobrimento no início do século XIX, o cimento mudou radicalmente a forma de construir, agregando agilidade e confiabilidade a esta atividade e criando uma indústria mundial que produz bilhões de toneladas anualmente, mesmo em tempos de crise. Esta é uma indústria já bem estabelecida e consolidada, mas isso não significa que não haja espaço para melhorias; pelo contrário, a aplicação de soluções como a de transporte pneumático podem ajudar a otimizar seu processo produtivo e melhorar os resultados da indústria.

Tipicamente, este setor conta com soluções de transporte mecânico, como roscas, esteiras e elevadores. Como o cimento é feito a partir de componentes resistentes e sem restrições em termos de exposição ao ambiente, o preço inicial mais baixo atrai muitas fábricas para esta modalidade. Contudo, ao longo do tempo, outros custos não inicialmente considerados podem se acumular, fazendo com que o sistema pneumático fique, comparativamente, mais atraente.

O primeiro ponto está relacionado ao consumo energético. Sistemas de rosca consomem até 50% de toda a energia do conjunto, pois dependem de motores grandes para sua operação. Além das questões financeiras relacionadas a custos de energia, um sistema de alto consumo não é tão compatível com o cenário atual de sustentabilidade e uso inteligente de recursos.

Outro aspecto inerente ao uso de sistemas mecânicos está ligado à questão da manutenção. A grande quantidade de partes móveis destes equipamentos leva a quebras e à necessidade de manutenção mais frequente. O fato de serem sistemas não-herméticos também contribui para maior acúmulo de material nas engrenagens, favorecendo quebras e emperramento, e maior poluição do ambiente, pela suspensão de pós.

Para empresas que já possuem uma estrutura física montada e pensam em expandir ou readequar suas plantas, as soluções mecânicas também apresentam restrições. Sua inflexibilidade física exige espaços amplos para instalação e não permite muitas adaptações para áreas já construídas, o que limita sua aplicação.

O sistema pneumático, em contraste, soluciona estes pontos mencionados. Ele é mais econômico do ponto de vista energético, menos suscetível a quebras e paradas de manutenção, é menos poluente e é substancialmente mais flexível em termos de instalação. 

Além disso, é possível prever ganhos em termos de agilidade do processo e mesmo de perda de material na fase de transporte. Por isso, fábricas de cimento que buscam melhoria de eficiência produtiva devem considerar este tipo de serviço para seu negócio.

 

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.

Dynamic

Dynamic