Home Blog Mais eficiência no processamento de farinha com o sistema de transporte pneumático

Mais eficiência no processamento de farinha com o sistema de transporte pneumático

Um ingrediente fundamental para a indústria alimentícia, o manuseio de farinha pode ter grandes benefícios com o transporte pneumático.

 

Macarrão, tortas, doces, molhos e muito mais: a farinha é um elemento presente em casas e restaurantes em todo o mundo. Com sua enorme variedade de aplicações, é fundamental que sua produção atenda a todos os critérios de segurança alimentar, evitando contaminações com o meio externo. Neste sentido, o transporte pneumático é um aliado importante da indústria, solucionando diversos desafios de um só vez.

A primeira – e talvez mais importante questão – está ligada à contaminação durante a etapa de transporte dos materiais dentro da linha. Ao se usarem sistemas mecânicos, os ingredientes ficam expostos ao ambiente, favorecendo a contaminação; analogamente, o sistema pneumático é hermético, garantindo que nada do ambiente externo tenha contato com os componentes do produto em qualquer etapa do processo produtivo, dos silos à produção.

Esta característica ajuda a garantir a pureza do alimento, algo imprescindível para o respeito às normas sanitárias e um diferencial competitivo importante junto ao mercado.

Similarmente, a hermeticidade deste sistema faz com que não haja suspensão de partículas no ar, evitando a perda de material ao longo da linha e gerando economias. Isso também contribui para a limpeza do ambiente de produção, e ainda mantém reduzidos os níveis de emissão de partículas no ambiente externo da fábrica, reduzindo seu impacto ambiental, graças ao uso de filtros adequados ao longo da linha de transporte.

Outro fator ligado ao aspecto interessante sobre este tipo de solução está na questão da segurança. Como a farinha é um material com potencial explosivo, o acúmulo de sedimentos em engrenagens e rolamentos no transporte convencional pode levar a situações perigosas. Analogamente, sistemas pneumáticos previnem este problema, por não permitirem esta sedimentação, tornando toda a fábrica mais segura.

Finalmente, vale citar o custo de paradas para manutenção. Uma fábrica de farináceos pode operar 24h por dia para atender à demanda, e interrupções por quebras ou para manutenções frequentes pode representar atrasos desnecessários.

Em casos de transportes mecânicos, o acúmulo de material nos motores e engrenagens leva à necessidade maior de manutenção, para limpeza e restauro dos mecanismos – algo que ocorre com frequência muito menor na contraparte pneumática.

Nestes casos, as manutenções são menos frequentes e podem ser programadas com antecedência, evitando surpresas, gerando economia e ajudando a manter o cronograma de produção. Por isso, indústrias de ponta no setor alimentício vêm buscando cada vez mais este tipo de solução, com resultados que justificam seus investimentos.

Dynamic

Dynamic

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.