Home Blog Soluções Dynamic Air ajudam indústria de borracha a produzir com mais eficiência

Soluções Dynamic Air ajudam indústria de borracha a produzir com mais eficiência

Veja como nossos sistemas de transporte pneumático permitem manuseio eficaz de negro de fumo com segurança e consistência, melhorando o produto final.

A produção da borracha é dependente de um material conhecido como negro de carbono ou negro de fumo, que é, essencialmente, carbono obtido a partir da decomposição térmica de óleos ricos em hidrocarbonetos. Seu uso remonta à antiguidade, na China, e hoje tem aplicação na indústria da borracha, além de produção de plásticos, tintas, revestimento de condutores elétricos.

Por ser um material frágil, seu transporte deve ser realizado com cuidado, com tecnologia avançada e um sistema muito bem projetado para oferecer agilidade e consistência, mantendo a produtividade sem danos ao produto e mínimas interrupções na produção. Aqui, trazemos um caso de sucesso da Dynamic Air em uma indústria do ramo da borracha.

Nessa fábrica, foi instalado um sistema de transporte pneumático a vácuo de alta densidade, HDV Conceito Linha Cheia da Dynamic Air, o qual está localizado dentro de um edifício de descarga de caminhão. Com o auxílio do Lift-Mate™, conector para vagões e caminhões, foi possível fazer a descarga do material de forma gradativa, preservando a integridade do negro de fumo durante a transferência.

O diferencial do sistema em fase densa

Este sistema utiliza uma linha de transporte pneumático em velocidade extremamente baixa de negro de fumo (material que é muito frágil e requer máximo cuidado na manipulação) e ainda proporciona um método de descarga sem poeira, com o mínimo de degradação, o que garante a integridade do material. Isso é importante para a borracha, que conta com um insumo de melhor qualidade e, portanto, tende a oferecer mais qualidade no produto final.

Dando sequência, foi proposta a combinação de algumas soluções: após a retirada do negro de fumo utilizando um sistema de transporte pneumático Contínuo a Vácuo, Fase Densa, o material é transportado em um sistema de pressão positiva no conceito linha cheia fase densa para os silos de armazenamento; no total, eram três silos de 100m3 abastecidos através deste sistema. Localizados abaixo de cada silo de armazenamento, na seção inferior, existem sistemas nesta modalidade que transportam o negro de fumo para moegas de recebimento de 5,6m3.

Posteriormente, o material chega aos alimentadores Dyna-Slidede alta precisão, que promovem a transferência fazendo a dosagem precisa de cada componente na balança e formando o batch a ser adicionado no Banbury; finalmente, realizam sua descarrega nas moegas. Nesta etapa também atuam os aeradores de silo Vibra-Jet™ modelo K, posicionados nas mesmas para gerar uma descarga positiva, evitando acúmulos e aumentando a fluidez da movimentação do material.

Como parte fundamental da tecnologia associada a este processo, um controlador lógico programável é usado para gerenciar todas as funções dos sistemas de descarga, transporte, carga e pesagem. Isso entrega automação e reduz erros humanos neste procedimento, que se torna mais confiável e impacta positivamente o produto da fábrica. Em adição, o exclusivo ajustador de pressão Dyna-Chek® 5 foi montado em intervalos regulares ao longo da linha de transporte. Ele é uma peça importante dentro do HDP 4000, que garante uma velocidade baixa e um transporte suave do frágil negro de fumo. 

Os ajustadores de pressão também proporcionam o máximo de confiabilidade e o mínimo consumo de ar:  exclusivo ajustador de pressão Dyna-Chek® 4 foi montado em intervalos regulares ao longo da linha de transporte. Os ajustadores de pressão também proporcionam um mínimo consumo de ar, impactando até mesmo em metas de emissão de poluentes da linha.

 

Isso é Dynamic Air

A combinação dos conceitos utilizados de vácuo e pressão positiva com filtros, aeradores, alimentadores e outros componentes de alto desempenho fazem com que esta indústria consiga aproveitar ao máximo o material, reduzindo perdas, mantendo um alto nível de produtividade e conservando a estrutura deste material. 

Casos como este atestam o diferencial Dynamic Air e os resultados que suas soluções customizadas podem gerar para indústrias no ramo da borracha e outras. Fale com nossa equipe de consultores e descubra tudo que nossa tecnologia pode fazer por seu negócio.

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air