Home Blog Entendendo o custo x benefício dos transportes pneumáticos

Entendendo o custo x benefício dos transportes pneumáticos

A adoção de sistemas de transporte pneumático pode ser um grande passo para obtenção de mais produtividade, retorno de investimentos e qualidade de produtos.

O transporte pneumático de sólidos secos a granel (pós ou granulados) dentro das indústrias, desde o recebimento através de caminhões graneleiros ou pressurizáveis, big bags, sacarias, até o armazenamento e, de lá, até a área de produção e distribuição, é determinante em relação a fatores como produtividade, integridade dos materiais, segurança dos operadores, preservação da qualidade do produto e muito mais. 

Contudo, a diferença entre as diversas características dos sistemas – nominalmente, roscas, esteiras, elevadores de caneca, pneumáticos etc. – faz com que a variedade de preços seja substancial. Na busca por contenção de custos, muitas empresas podem optar por investimentos menores em um primeiro momento e, inadvertidamente, incorrer em muito mais despesas em médio e longo prazos.

Como forma de evitar este problema e ajudar a sua indústria a fazer escolhas mais claras e melhor informadas, listamos aqui alguns pontos do transporte pneumático que devem ser levados em consideração, para entendimento do real custo/benefício desta aquisição.

Resiliência

Reparos por desgaste reduzidos, menor tempo de parada para manutenção, menos partes móveis sujeitas a quebra: tudo isso forma um sistema confiável, robusto, que mantém sua produção ativa por mais tempo e gera menos custos de manutenção. Com isso, sua fábrica reduz o tempo improdutivo, planeja melhor suas paradas e garante um fluxo otimizado de produção.

Flexibilidade de implantação

Para manufaturas que já têm sua estrutura montada, a instalação de sistemas mecânicos pode ser desafiadora ou até inviável, já que eles oferecem menos flexibilidade para sua instalação e demandam espaços bem mais amplos. Em contraste, sistemas pneumáticos, como são baseados em tubulações, proporcionam maior adaptabilidade ao ambiente, reduzindo investimentos em reformas estruturais.

Automação inteligente

Estes sistemas são operados de forma automática em sua totalidade, requerendo o mínimo de mão-de-obra para intervenções pontuais e uma operação assistida, já que contam com centrais automatizadas inteligentes que operam boa parte do sistema. Isso, além de reduzir potencialmente o custo de folha, também reduz a possibilidade de erro humano em sua operação, o que diminui perdas por falhas operacionais.

Hermeticidade

Sistemas pneumáticos são herméticos por natureza, o que significa que, uma vez dentro do sistema, os insumos transportados não sofrerão mais contaminação cruzada com outros, preservando sua pureza e garantindo adesão a normas sanitárias nesta etapa. Além disso, estes sistemas não permitem a suspensão de partículas no ar e, com isso, aumentam a segurança do ambiente e dos colaboradores da linha.

Manutenção preventiva facilitada

Estes equipamentos facilitam o planejamento de manutenções, de modo que sua indústria possa encaixar as paradas técnicas nos momentos de menor demanda, evitando a perda de produtividade em períodos de maior necessidade. Outro benefício decorrente disso é a redução de quebras e interrupções não planejadas, que podem gerar perdas desnecessárias para a empresa.

Retorno do investimento

Este conjunto de características se traduzem em produtividade aumentada, paradas reduzidas, melhor planejamento e menos quebras, o que permite uma excelente taxa de retorno de investimentos; em muitos casos, este retorno pode ocorrer em curto tempo, nos primeiros dois ou três anos, dependendo da utilização do sistema, o que traz enorme potencial de ganhos para o negócio.

Como se pode ver, os sistemas pneumáticos conseguem trazer uma série de benefícios em diversas esferas para a indústria e, portanto, pode ser um excelente aliado para quem busca mais produtividade e melhora nos retornos de seus investimentos em infraestrutura.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.