Home Blog As diferenças entre sistemas pneumáticos: fazendo a escolha certa

As diferenças entre sistemas pneumáticos: fazendo a escolha certa

Sistemas pneumáticos de transporte de sólidos têm características e especificações diferentes, e saber identificar todas elas é crucial na hora da compra.

Geralmente, quem busca um sistema pneumático para transporte de sólidos se interessa pelo grande potencial de redução de custos e de retorno de investimentos em termos de produtividade, redução de manutenção e de paradas por quebras. 

Contudo, é importante lembrar que existem diferenças entre os sistemas, variedades nas características de cada solução que podem mudar os resultados obtidos. Assim, antes de optar por seu fornecedor e fazer os devidos aportes de verba, é importante analisar o que eles podem oferecer e como atendem às suas necessidades. Confira alguns itens que você deve levar em consideração para fazer uma boa escolha:

Dimensão de componentes e consumo de ar

Alguns sistemas podem requerer tubulações com diâmetros maiores para passagem do material na chamada fase diluída. Isso pode levar a um consumo elevado e desnecessário de ar e energia, devido à vazão do ar, aumentando seus custos e reduzindo a sua eficiência.

Comparativamente, soluções como de fase densa proporcionam eficácia com tubos  menor diâmetro. Além da redução de custos de material, energia e ar, ainda pode ajudar na redução de emissão de partículas e poluentes e, com isso, ajudar a cumprir suas metas ambientais.

Sistemas de fase diluída, como mencionado acima, requerem grande quantidade de ar para operarem; para conter a emissão de partículas decorrente de sua operação, é necessário o uso de filtros maiores e, portanto, com alto investimento. É conveniente avaliar se sua operação pode ser beneficiada por sistemas de fase densa, que podem proporcionar economias em relação a este insumo, além de verificar a capacidade de reutilização deste componente de grande importância.

Sistemas de Filtragem

Comparativamente estamos levando em conta duas categorias:

 - Centrais de despoeiramento (CDC)

 - Filtros Binvent

CDC (Central Dust Collector) 

Tipicamente, em muitos sistemas, as centrais de despoeiramento são pesadas e grandes, e requerem grandes investimentos para aquisição, além de ocuparem muito espaço físico e consumirem muita energia. Além disso, necessitam de processos posteriores para retirada dos resíduos e apresentam elevado nível de manutenção, principalmente nos dutos que sofrem maior desgaste.

Filtros Bin Vent

Comparativamente o uso de filtros BinVent permite eficiência operacional com menos perda de material, consumo energético inferior e custo de aquisição mais baixo. Além disso, são mais compactos, menos ruidosos e demandam menos manutenção, o que os torna ainda mais atraentes para diversas indústrias.

Fator Tecnológico

Sistemas em fase densa são caracterizados por utilizarem compressores de alta pressão, porém, existem conceitos diferentes dentro desta categoria, como por exemplo, o sistema Força Bruta Pressão, o qual dispõe de mínimo controle, alta pressão de transporte e velocidades elevadas.

Todavia, para um sistema de transporte pneumático em Fase Densa Pressão, ser econômico, eficiente e oferecer condições operacionais adequadas e seguras, o fabricante precisa de know-how e dispor da melhor tecnologia para manuseios de sólidos. Entre os fatores que impactam o resultado final, vale destacar:

  •  Consumo de ar 
  •  Consumo energético
  •  Controle da velocidade do material
  •  Degradação do material
  •  Sistema de filtragem

Sendo assim, é fundamental assegurar que o fornecedor tem domínio tecnológico e que entenda seus desafios, de modo a oferecer uma solução que realmente se adeque aos tipos de materiais transportados e à realidade de sua indústria.

Válvulas e vedações

Para manter a hermeticidade do sistema, o uso de válvulas pneumáticas e vedações é indispensável. Contudo, a eventual baixa qualidade destes itens pode ocasionar desde perda de eficiência e contaminação por partículas geradas a partir do desgaste dos componentes, ou até mesmo acidentes graves.

Por este motivo, a Dynamic Air investe no desenvolvimento de diversos componentes originais próprios, como a Tuf-lok, a Posi-flate e outros. Eles são duráveis e proporcionam mais confiabilidade e performance ao sistema.

Antes de definir por um parceiro, vale a pena fazer uma análise criteriosa junto à sua equipe e com o apoio de especialistas, de modo a entender suas necessidades e as características do seu material e, com isso, escolher a solução ideal para seu negócio. Fale com nossos engenheiros e deixe a Dynamic Air apoiar sua indústria nesta importante decisão.

Dynamic

Dynamic

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.