Home Blog Dicas para otimizar o processo produtivo na indústria do vidro

Dicas para otimizar o processo produtivo na indústria do vidro

Para cumprir sua função adequadamente, a produção de vidro deve primar pela pureza dos componentes. Veja como o sistema de transporte pneumático influencia este processo.

 

Um composto de areia, sílica, sódio e cálcio, com adição de alumina, magnésio e potássio: esta mistura gera o vidro, material de importância para os mais diversos mercados, da construção aos bens de consumo, passando pela medicina, farmacêutica e muito mais. Seus usos são, claramente, muito variados, mas um fator sempre está presente: a necessidade de se manter a pureza do material.

 

A mistura precisa dos componentes, sem a presença de elementos externos, é fundamental para que o vidro mantenha sua propriedade de transparência e resistência adequada às finalidades a que se destina. Para fábricas que usam sistemas mecânicos convencionais, como esteiras, roscas e elevadores de canecas, esse nível de cuidado pode ser difícil de se manter, uma vez que os materiais ficam expostos ao ambiente e podem, facilmente, entrar em contato com corpos estranhos e resíduos de materiais alheios ao processo.

Comparativamente, sistemas de transporte pneumático têm a característica de serem herméticos por natureza, garantindo que não haja contato com elementos indesejados, uma vez que os materiais estejam dentro das tubulações. Para a indústria do vidro, isso é uma importante característica para evitar contaminações e manter a pureza do composto, por isso é altamente recomendado o uso deste tipo de solução neste setor.

Além disso, vale a pena destacar outros pontos interessantes sobre esta solução, que podem otimizar o processo produtivo nesta indústria:

  • Economia potencial: a produção de vidro requer o uso de fornos industriais, que consomem grandes quantidades de energia. Assim, a possibilidade de economia com o transporte é interessante, e isso é algo que as soluções pneumáticas oferecem, dependendo do contexto de cada cliente. 

  • Menos emissões: o sistema de transporte pneumático, hermético, tem o potencial de reduzir a emissão de partículas ao longo do processo de transporte, colaborando com a sustentabilidade da operação.

  • Mais segurança operacional: sem emissões dentro da planta há menos partículas em suspensão no ambiente, reduzindo o grau de periculosidade para os trabalhadores.

A observação de pontos como estes ajudam a manter a qualidade do produto e a otimizar todo o processo produtivo dentro da planta, gerando custos menores, menos impacto ambiental e um local de trabalho mais favorável para os operários.

Dynamic

Dynamic

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.